Menu
O cuidado e atenção com a imagem incluem a estética da boca e dos dentes, a busca por dentes brancos tem aumentado consideravelmente. Ainda que não existam estudos formais em relação ao tema, é irrefutável o crescimento considerável da busca por clareamento dental.
Um sorriso que demonstre harmonia, a partir de dentes brancos e bem alinhados, tornou-se o objetivo de muitas pessoas, alterando de forma radical a questão prioritária passada, que se restringia somente cuidado da saúde oral.
O auxílio e recomendação de cirurgiões-dentistas é extremamente importante para o processo. Apenas este profissional é apto para orientar em relação a concentração adequada do elemento, o tempo de frequência, o modo correto para a aplicação do gel, por exemplo e, o nível possível para o clareamento.
Com o passar do tempo, os dentes começam a escurecer, em consequência do esmalte com desgaste, de modo a tornar a dentina – que é o tecido abaixo, determinante da coloração do dente – muito mais aparente. E também por ingerirmos alimentos com corantes, que acabam pigmentando os dentes.
Já, em relação ao clareamento que é feito em casa, o dentista faz a confecção de uma moldeira de acordo com a boca do paciente, fornecendo o gel com a concentração adequada para a situação e, faz o monitoramento semanal evolutivo.
A manutenção e o uso são realizados em casa, inclusive ao longo do sono noturno. O resultado aparece entre 3 ou 4 semanas do procedimento. Concentrações diferenciadas do peróxido de carbamida, com maior utilidade na técnica feita em casa, variam de 10% a 22%.
Contudo, o tom de clareamento do dente varia de paciente para paciente, porém sempre resulta em dentes mais claros do que o tom que o dente estava e isso ocorre em virtude de que o esmalte dental é caracterizado como translúcido, porém a dentina possui o seu matiz próprio, que de modo geral tem variação do tom amarelado até o alaranjado.
Quanto ao do consultório, o manejo é realizado de forma exclusiva pelo dentista, que faz uso de elementos como o peróxido de hidrogênio, que se destaca por ter uma potência 3x maior que o peróxido de carbamida usado em técnicas caseiras com ou sem o laser ou a ativação da luz.
É possível notar a diferença entre uma e duas primeiras seções do clareamento, que tem duração em média de uma hora. Nessas situações, a gengiva precisa de isolamento, porque o elemento que é usado para o clareamento pode provocar irritação nas mucosas da boca.
O dentista clínico faz uma avaliação inicial e estabelece um plano de tratamento.
Refere-se aos tratamentos mais presentes em nosso dia a dia, envolvendo diagnóstico, prevenção e tratamentos mais gerais, como limpeza, raspagem, orientação de higiene bucal, restaurações em resina composta, clareamento, etc.
O que faz um dentista clínico geral?
A Odontologia é uma ótima escolha para quem quer trabalhar cuidando diretamente da saúde e do bem-estar das pessoas, sem deixar de encontrar um mercado aquecido e com bons salários. Podemos dizer que, de maneira geral, o profissional dessa área é responsável por cuidar da saúde bocal de seus pacientes. O dentista vai atuar no tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. E o que faz um profissional clínico geral dessa área?
Vale lembrar que a Odontologia é uma área com múltiplas possibilidades de atuação. Entre as principais estão a endodontia, estomatologia, implantodontia, dentística restauradora, ortodontia e periodontia. O clínico geral também é outra possibilidade e vamos te explicar um pouco mais do que faz esse profissional.
O dentista pode atuar em diferentes locais, entre hospitais, clínicas particulares, postos de saúde e escolas. Como acontece em outras carreiras na área de saúde, gostar de cuidar das pessoas, ser paciente e ter um perfil humanitário são grandes diferenciais. Enquanto isso, para ser um clínico geral é importante que o profissional tenha bom relacionamento interpessoal, esteja preparado para situações adversas e saiba lidar bem com o público.